sexta-feira, 1 de junho de 2007










Mostra de Cinema Iraniano

[2003]

Apesar da grande visibilidade do cinema iraniano no cenário mundial, há uma vasta produção de documentários independentes que ficam à margem do circuito de exibição. São estes curtas metragens que constituíram o programa desta mostra, realizada no CCBB de São Paulo. O desafio deste projeto era evidenciar o embate de uma cultura ancestral sofisticadíssima com uma realidade contemporânea que beira o caos. A beleza da poesia persa em oposição ao território devastado.

No cartaz, uma citação bélica do cineasta Bahman Ghobadi “O cinema é uma arma com alto poder de influência” numa reinterpretação, em negro e dourado, de um dos vários estilos que permite a caligrafia árabe.


No catálogo, com textos concisos sobre a cultura iraniana, cada curta ganhou uma página dupla com ficha técnica, sinopse e título bilíngüe português-farsi. Como não havia imagens disponíveis de todos os filmes optei por utilizar desenhos e gravuras cedidos por jovens artistas, tangenciando os temas tratados pelos filmes. Em oposição ao impacto dos desenhos, a diagramação é muito leve, quase metade dos espaços estão em branco. O objetivo era criar a possibilidade de utilizar o catálogo como caderno de notas e desenho. Não sei se deu certo para os outros, mas eu já ilustrei vários volumes durante as viagens dos últimos anos (ver imagens em www.hoferbooks.blogspot.com ).

Nenhum comentário: